segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MOTELx 2016



A 10ª edição do MOTELx, Festival Internacional de Cinema de Terror, deste ano realiza-se em Lisboa entre 6 e 11 de Setembro de 2016 no cinema São Jorge. O festival abre com a exibição do filme Don't Breath de Fede Alvarez.

O popular festival do cinema de terror está de volta e traz várias novidades: “Uma das grandes novidades desta edição é a inauguração da primeira secção competitiva de longas-metragens. Trata-se do Prémio MOTELX para Melhor Longa-Metragem de Terror Europeia/Méliès D’Argent. Assim, para além da melhor curta-metragem portuguesa de terror, haverá uma longa candidata por parte do MOTELX na Gala anual da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico, contribuindo deste modo para a promoção e divulgação do cinema fantástico no velho continente.”


Na secção Serviço de Quarto, será possível ver algumas das melhores longas-metragens de terror dos últimos dois anos como 31 de Rob Zombie, Psycho Raman de Anurag Kashyap, The Transfiguration de Michael O’Shea, The Wave de Roar Uthaug, e o vencedor do Prémio de Melhor Realizador, Personal Shopper, de Olivier Assayas.

Na comemoração do 10.° aniversário do Festival, foram escolhidas 10 curtas de um toral de setenta inscrições com registos clássicos do terror como palhaços, monstros e demónios ou propostas mais gore e a entrar na loucura. O júri é composto pela escritora e programadora canadiana Shelagh Rowan-Legg, pelo escritor José Luís Peixoto e pela actriz e apresentadora Filomena Cautela.

Nesta edição destaca-se ainda a homenagem a Noémia Delgado que faleceu este ano, com a exibição de dois episódios da série Contos Fantásticos que raramente são exibidos: “A Princesinha das Rosas” e “Tiaga”.

O convidado especial deste ano é o realizador italiano Ruggero Deodato de 77 anos. O realizador é responsável por Live like a cop, die like a man (1976), por The house on the edge of the park (1980) e pelo controverso Cannibal Holocaust (1980). O MOTELx presta homenagem ao cineasta polaco Walerian Borowczyk (1923-2006), com a exibição dos fimes La bête/The beast (1975) e Docteur Jekyll et les femmes (1986).

Mais informações no site oficial: MOTELx

Sem comentários:

Enviar um comentário