sexta-feira, 18 de março de 2016

Daredevil

Séries Fantásticas


Daredevil (Netflix)
2ª Temporada
Com: Charlie Cox (Matt Murdock/Daredevil), Deborah Ann Woll (Karen Page), Elden Henson (Franklin "Foggy" Nelson), Jon Bernthal (Frank Castle/Punisher), Élodie Yung (Elektra Natchios), Rosario Dawson (Claire Temple), Stephen Rider (Blahke Tower), Scott Glenn (Stick), Royce Johnson (Brett Mahoney), Peter McRobbie (Lantom).
Estreia: Sexta-Feira, 18 de Março de 2016.
Portugal: Estreia na mesma data para quem tem Nefflix.

E subitamente já estamos a 18 de Março e o Netflix já lançou a segunda temporada de Daredevil. Enquanto faço este post já vi dois dos episódios da série que está a manter o nível de qualidade da primeira e a aumentar o nível das lutas e das questões abordadas. Nesta temporada vamos ver Matt Murdock a lutar contra Frank Castle, The Punisher, que pelas cenas divulgadas parece ser bem mais interessante do que as abordagens que fizeram à personagem no cinema. Também vamos conhecer Elektra, personagem que tinha sido apenas mencionada na primeira temporada. No caso da Elektra parece que também vamos ver uma abordagem bem diferente da que foi feita nas péssimas adaptações cinematográficas e as críticas estão a louvar o desempenho da actriz.

Como se sabe, o Netflix está a investir nestas personagens da Marvel: Daredevil, Jessica Jones, Luke Cage e Iron Fist, para depois fazerem a série que junta as quatro personagens nos Defenders. A próxima estreia será a série Luke Cage a 30 de Setembro, cuja personagem já tinha entrado em Jessica Jones. Jessica Jones deve volta mais para o final do ano, uma vez que a série também foi renovada para segunda temporada. O sucesso da primeira temporada de Daredevil deveu-se sobretudo a um bom argumento que conseguiu desenvolver muito bem todas as personagens, especialmente o herói em constante conflito com ele próprio e um vilão bem resolvido com um desempenho fabuloso do actor que lhe deu vida, mas também devido a um escalar das lutas e das situações muito bem construído.

Podemos dizer que estamos quase numa idade de prata das séries televisivas de super-heróis, uma era que começou com Arrow, The Flash e Agents of Shield, e que permitiram aos canais americanos perceberem que podiam continuar a investir nestes projectos. E a verdade é que estas séries agora já ficam um pouco atrás da qualidade Daredevil e Jessica Jones. Como venho a defender há já algum tempo, gosto mais de séries mais pequenas e mais bem trabalhadas, cujo episódios podem ir até aos 50 minutos ou 1 hora, mas que têm um resultado final muito melhor, pois podem desenvolver melhor a acção e as personagens. Para além disso, o tratamento geral destas duas séries, apostando mais em efeitos visuais mais práticos, em lutas corpo-a-corpo mais elaboradas e no desenvolvimento que permite conhecer melhor todas as personagens, compensa muito no produto final. E menciono isto especificamente porque tento acompanhar esta séries quase todas e na altura em que andava a devorar Daredevil e Jessica Jones, vi os piores episódios em termos de efeitos especiais e visuais de Arrow e The Flash,  séries que continuo a ver e a gostar, mas cujos argumentos já deixam muito a desejar e, no caso do Arrow repetem sempre os mesmos tipos de lutas, e no The Flash são o efeitos visuais que nem sempre estão no seu melhor (a série Supergirl tem conseguido safar-se a nível de efeitos visuais e especiais, mas também me parece que deve ter um investimento maior).

Posto isto tudo e voltando ao Daredevil, vale a pena ver a nova temporada sobretudo por causa das novas personagens, Frank Castle e Elektra Natchios, que não são propriamente vilões como foi o Wilson Fisk da primeira temporada, mas que vêm alterar um pouco a dinâmica estabelecida na temporada anterior a tornar o tom da história um pouco diferente, mas também interessante. Daredevil está disponível a partir de hoje para os assinantes do canal Netflix. Abaixo, fica o último trailer promocional.

Sem comentários:

Enviar um comentário