sexta-feira, 10 de abril de 2015

Arthur C. Clarke Award

Shortlist de 2015 

O prémio Arthur C. Clarke escolhe o melhor romance de ficção científica publicado no ano anterior. A shortlist anunciada contém seis livros de autores e autoras de várias nacionalidades  que têm sido bastante aclamados nos vários sites dedicados ao fantástico em geral e à ficção científica em particular.

The Girl With All The Gifts de M.R. Carey, tem sido um dos mais falados e parece que vai ser adaptado ao cinema. É sobre zombies, com vários pontos de vista, num mundo futuro em que a maior parte da população foi infectada com uma bactéria que tornou a maior parte das pessoas numa espécie que zombies, os “hungries”. The Book Of Strange New Things de Michel Faber é sobre um missionário que viaja para um planeta muito longínquo. Depois da publicação do livro, o autor anunciou que este seria o seu último romance. Europe in Autumn de Dave Hutchinson, que tem sido aclamado pela crítica, é sobre uma Europa dividida muna miríade de pequenos estados (este será uma das próximas leituras). Memory of Water é da escritora finlandesa Emmi Itäranta que também traduziu o livro para a língua inglesa. Num futuro distante, o que foi uma vez a Europa, é agora governada pela China e o segredo sobre onde se pode encontrar nascentes é confiado a uma rapariga de dezassete anos, algo que a pode colocar em perigo. The Fist Fifteen Lives of Harry August de Claire North também tem tido boas críticas. É sobre um homem que revive a sua vida várias vezes. Station Eleven da canadiana Emily St. John Mandel também tem merecido destaque me vários sites é sobre um mundo em que uma pandemia de gripe quase dizimou a população mundial.

De todas as listas que têm saído com as nomeações e algumas já com vencedores, confesso que esta shortlist foi a que me deixou mais curiosa até agora. Já estou a ler um destes livros e certamente que vou ler mais alguns títulos desta lista. O vencedor será anunciado a 6 de Maio numa cerimónia exclusiva da Foyles Bookshop em Londres.


The Girl With All The Gifts, M.R. Carey (Orbit)
The Book Of Strange New Things, Michel Faber (Canongate)
Europe In Autumn, Dave Hutchinson (Solaris)
Memory Of Water, Emmi Itäranta (HarperVoyager)
The First Fifteen Lives Of Harry August, Claire North (Orbit)
Station Eleven, Emily St John Mandel (Picador)

Sem comentários:

Enviar um comentário