sexta-feira, 2 de maio de 2014

Frozen, aventura no gelo ao modo da Disney

Cinema em Casa

Frozen, um filme de animação de fantasia, é o último grande sucesso dos Estúdios Disney, ultrapassando a barreira dos mil milhões em receitas mundiais (feito difícil de alcançar na indústria cinematográfica). Para além disso o filme venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação e de Melhor Canção Original por "Let it Go, interpretada por Idina Menzel; o Globo de Ouro por Melhor Filme de Animação; cinco Annic Awards; e dois Critics Choice Awards.

A história, inspirada no conto "The Snow White" de Hans Christian Andersen, conta a aventura épica de Anna, uma princesa destemida, que faz tudo para encontrar a irmã cujos poderes mágicos mergulharam o reimo num Inverno atroz. O filme aborda temas como os laços familiares, a amizade, o primeiro amor, a coragem e a traição, os deveres e as obrigações, magia e sacrifício.

Em pequenas, as princesas Elsa e Anna brincavam a contruir bonecos de neve com Elsa a explorar os seus poderes mágicos para divertir Anna. Mas um dia a brincadeira corre mal e Anna tem de ser levada ao Rei Troll que a cura e lhe apaga as memórias da magia da irmã, avisando que se aquilo acontecer outra vez, Anna pode morrer. O Rei e a Rainha resolvem fechar as princesas no castelo até que Elsa consiga dominar os seus poderes. Enquanto crescem, as raparigas perdem os pais e Elsa, com medo de magoar a irmã, isola-se no seu quarto causando um afastamento entre elas.

Quando Elsa atinge a maturidade deve ser coroada Rainha, mas no dia da coroação, Anna conhece o Príncipe Hans por quem se apaixona e com quem quer logo casar, mas que Elsa recusa. Numa briga entre as duas, Elsa não consegue controlar os poderes e transforma várias coisas em gelo assustando toda a gente. Assustada consigo mesma, transforma o Reino de Arendelle num reino de gelo e isola-se num castelo também de gelo no melhor momento musical do filme ao som da música "Let it Go". A partir daqui vemos Anna na busca para salvar a irmã com a ajuda da Kristoff, um rapaz que vende gelo e de um boneco de gelo, Olaf. 

Não querendo revelar mais, o filme tem uma história simples, bonita e cativante, compreendo porque é que se tornou um sucesso tão grande, que agrada a miúdos e graúdos. O que me chateia no filme é o facto de ser da Disney, ou seja, como é de esperar criaram uma história leve, com alguns momentos cómicos e om um final quase previsível. Quando soube que iam fazer uma adaptação de "Snow Queen" de Hans Christian Andersen tive esperança que fossem cirar um ambiente mais negro, triste e perigoso, com o lado mais sombrio das personagens, numa história em que estas pudessem ser melhor desenvolvidas, mas não foi nada disso que aconteceu e como é óbvio fiquei desiludida.

Contudo, é um óptimo filme para crianças e para as pessoas que gostem das adaptações da Disney, de fantasia, magia e finais felizes. As irmãs são o melhor do filme e confesso que o boneco de neve era completamente dispensável, é um comic relief chato, enquanto que o monstro do gelo é altamente (do tipo Hulk do gelo). Nota ainda para o sucesso estrondoso da música "Let it Go" que está a ser usada de várias formas para parodiar outras séries e publicidades. 

Realização: Chris Buck e Jennifer Lee
Argumento: Chris Buck, Jennifer Lee e Shane Morais
Com: Kristen Bell (Princess Anna), Idina Menzel (Princess/Queen Elsa), Jonathan Groff (Kristoff), Josh Gad (Olaf), Santino Fontana (Hans).
2013

Sem comentários:

Enviar um comentário