terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Vida de Adèle

Cinema

Realizador: Abdellatif Kechiche
Com: Adèle Exarchopoulos (Adèle), Léa Seydoux (Emma), Salim Kechiouche (Samir), Aurélien Recoing (Le père d'Adèle), Catherine Salée (La mére d'Adèle), Benjamin Siksou (Antoine), Mona Walravens (Lise), Alma Jororowsky (Béatrice), Jérémie Laheurte (Thomas)
Estreou: Já tinha estreado em alguns festivais, venceu o prémio principal em Cannes e estrou a 20 de Novembro em Portugal.

Aos 15 anos, Adèle nem sequer questiona este facto: uma rapariga namora com rapazes. A vida dela vai dar uma volta quando conhece Emma, uma rapariga jovem e de cabelo azul, que lhe vai permitir descobrir o desejo e afirmar-se como mulher, e como adulta. Adèle cresce, procura-se a si mesma, perde-se e eventualmente reencontra-se...

O filme tem sido elogiado em todo o lado, as críticas têm sido muito boas, parece que é um filme que valerá a pena ver no cinema, por isso irei ao Cinema Monumental ver A Vida de Adèle amanhã ou depois. A Vida de Adèle venceu a Palma de Ouro e o Prémio FIPRESCI em Cannes.

O realizador Abdellatif Kechiche nasceu na Tunísia em 1960 e já contra com alguns prémios no currículo. A Palma de Ouro que recebeu por A Vida de Adèle (2013) representa o ponto mais alto de reconhecimento para um dos realizadores mais destacados da actualidade. Com A Esquiva (2003)venceu os Prémios César de Melhor Filme, Realizador e Argumento. Quatro anos mais tarde, com O Segredo de um Cuscuz (2007), volta a vencer os mesmos galardões, para além do Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza e o Prémio Louis Delluc. Assinou também o drama Vénus Negra, que integrou a Competição do Festival de Veneza em 2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário