sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ursula K. Le Guin

Autoras

Ursula Kroeber Le Guin nasceu na Califórnia em 21 de Outubro 1929. Desde cedo interessou-se por mitos e lendas, começou a escrever aos onze anos e enviou o seu primeiro conto para a revista Astounding Science Fiction que foi recusado. É filha do antropólogo Alfred L. Kroeber e da escritora Theodora Kracaw Kroeber Quinne.

Frequentou a Berkeley High School juntamente com o conhecido escritor Philip K. Dick, licenciou-se no Radclife College e fez um Mestrado na Universidade de Columbia. Mais tarde foi estudar para Paris, onde conheceu e se casou com o historiador Charles Le Guin.

As suas principais influências foram Philip K. Dick, Tolstoi, as Irmãs Brönte, Virginia Woolf, Lord Dunsany, J. R. R. Tolkien, a mitologia Nórdica e livros como o Tao Te Ching, e ainda obras de literatura infantil como Alice in Wonderland, The Wind and the Willows e The Jungle Book.

Escritora de romances, poesia, livros infantis, ensaios e contos, é mais conhecida pelas suas obras de fantasia e ficção científica. Destacou-se pelas histórias de fantasia quando criou o mundo de Earthsea: A Wizard of Earthsea (1968), The Tombs of Atuan (1971), The Farthest Shore (1972) e Tehanu (1990), vencedor do Nebula Award e do Locus Fantasy Award, uma tetralogia sobre as aventuras de um feiticeiro ao longo de várias décadas, que mais tarde completou com mais um livro de contos, Tales Form Earthsea (2001); e The Other Wind (2001), vencedor do World Fantasy Award. No entanto, as suas obras mais conhecidas e aclamadas são The Left Hand of Darkness (1969), sobre um planeta no qual as pessoas são andróginas, e The Dispossessed (1974), uma espécie de utopia onde a política é o tema central, ambos vencedores do Hugo Award e do Nebula Award. Ambos fazem parte do Ciclo Hainish, um mundo criado pela autora, onde se passam vários romances desse ciclo.

A autora explora nas suas obras aspectos do taoísmo, anarquismo, etnografia, política, género, sociologia, antropologia e psicologia, assim como a flexibilidade criativa que existe entre a ficção científica e a fantasia, de forma a explorar as dimensões psicológicas e sociais e os sistemas culturais e da sociedade de forma mais ampla. Utiliza culturas alienígenas para examinar as características da estrutura da cultura e da sociedade humanas e o seu impacto nos indivíduos e aborda questões de identidade, de género e raça deliberadamente.

Ao longo da sua carreira já venceu cinco Hugo Awards, seis Nebulas, dezanove Locus Awards, um Gandalf Award, que é um prémio honorário de fantasia dado pela reconhecida convenção de ficção científica (WorldCon) em 1979, um Grand Master Award, um prémio de carreira (Lifetime Achievement) nos World Fantasy Awards em 1995 e um prémio de carreira dado pela Science Fiction and Fantasy Wirters of America em 2003.

Em Portugal estão traduzidas várias obras da autora. The Earthsea, traduzido como O Ciclo Terramar: O Feiticeiro e a Sombra, Os Túmulos de Atuan, A Praia Mais Longínqua, Tehanu, o Nome da Estrela e Um Vento Diferente. Do Ciclo Hainish (Ecuménio), estão traduzidos: O Mundo de Rocannon, Planeta do Exílio, A Cidade das Ilusões, A Mão Esquerda das Trevas, Os Despojados, Floresta é o Nome do Mundo, O Dia do Perdão. Estão ainda traduzidos: O Tormento dos Céus, Tembreabrezi - O Lugar do Início, Lavínia, A Rosa-dos-Ventos (Colectânea de Contos).

Sem comentários:

Enviar um comentário