quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Literatura Fantástica

Top Literatura
Curiosamente, vou colocar aqui só livros de ficção científica, mas entre os livros que li, em termos de literatura fantástica, estes foram os melhores. Para literatura mais generalizada (cuja maioria está relacionada com o fantástico na mesma), é possível ver a minha lista de eleição aqui.

5. Terrarium, João Barreiros e Luís Filipe Silva
Ainda demorei um pouco a ler este livro que é bastante grande, mas valeu realmente a pena. Terrarium - Um romance em mosaicos, é provavelmente um dos livros mais difíceis de descrever, exactamente por funcionar como um mosaico de contos e noveletas que compõem a estrutura do livro, pequenas histórias individuais que formam a obra total. É um livro de ficção científica único, escrito na língua portuguesa por dois autores, João Barreiros e Luís Filipe Silva, bastante conhecedores da matéria.

4. À Boleia Pela Galáxia, Douglas Adams
Esta aventura hilariante de Douglas Adams foi uma surpresa do início ao fim. Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma auto-estrada intergaláctica, o jovem Arthur Dente é salvo pelo seu amigo Ford Prefect, um alienígena disfarçado de actor desempregado. Juntos, viajam pelo espaço na companhia do presidente da galáxia (ex-hippie, com 2 cabeças e 3 braços), Marvin (robot paranóico com depressão aguda), e Veet Voojagig (antigo estudante obcecado com todas as canetas que comprou ao longo dos anos). Onde estão essas canetas? Porque nascemos? Porque morremos? Porque passamos tanto tempo entre as duas coisas a usar relógios digitais? Qual é a resposta para a vida, o universo e tudo mais? Se quer obter estas respostas, estique o polegar e apanhe uma boleia pela galáxia, porque este livro tem todas as respostas!

3. Ubik, Philip K. Dick
Este livro de ficção científica de Philip K. Dick prende o leitor, principalmente pelas reviravoltas inesperadas ao longo da narrativa. O enredo desenrola-se numa atmosfera futurista, no ano de 1992, em que os avanços tecnológicos permitem manter os defuntos num estado de meia-vida. Neste contexto, Glen Runciter está morto. Ou estão todas as outras pessoas? Alguém morreu numa explosão planeada pelos competidores de negócios de Runciter. E, de facto, está agendado um funeral para Runciter em Des Moins. Mas entretanto, os seus empregados estão a receber mensagens estranhas de Runciter, assim como o mundo à sua volta a sofrer alterações que sugerem que o seu tempo está a acabar ou já acabou. E de onde surge o misterioso spray que é solução para todos os problemas?

2. Dune, Frank Herbert
Dune é considerado um dos melhores romances de ficção científica de sempre e tem razão de ser, pois conquistou a crítica e os leitores pela sua imaginação prodigiosa. O Duque Atreides chega ao planeta Arrakis para governar. Coberto por areia e montanhas, parece o local mais miserável do Império. Mas as aparências enganam, pois apenas em Arrakis se encontra a especiaria, uma droga imensamente valiosa e sem a qual o Império se desmoronará. O Duque sabe que a sua posição em Dune é invejada pelos seus inimigos, mas nem a cautela o salvará. E quando o pior acontece caberá ao seu filho, Paul Atreides, vingar-se da conspiração contra a sua família e refugiar-se no deserto para se tornar no misterioso homem de nome Muad’Dib. Ao viver no deserto entre o povo Fremen, ele tornar-se-á não apenas no líder, mas num Messias, libertando o imenso poder que Dune abriga numa guerra que irá ter repercussões em todo o Império. 

1. The Left Hand of Darkness, Ursula Le Guin
The Left Hand of Darkness é considerada a grande obra de Ursula Le Guin. O imaginário e concepção deste mundo são absolutamente únicos. A história tem lugar no universo Hainish, cuja série descreve uma expansão interplanetária que começou no planeta Hain, levando à formação da League of All Worlds e eventualmente expandido para um conjunto de 83 mundos, o Ekumen. O romance acontece num futuro longínquo de vários séculos. Genly Ai é um enviado que está no planeta Winter (Gethen para os habitantes do planeta) para convencer os cidadãos a juntarem-se ao Ekumen. Winter é um planeta que está sempre frio e os seus habitantes têm a peculiaridade de não serem do sexo masculino ou feminino (são andrógenos), estes assumem um género sexual apenas uma vez por cada um dos seus ciclos (kemmer) para satisfazerem as suas necessidades sexuais e qualquer um pode ser mãe ou pai. Através de Genly Ai e do diário de Estrevan fica-se a conhecer melhor este mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário