sábado, 12 de janeiro de 2013

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico


Realizou-se hoje o Clube de Leitura do Bertrand do Fantástico pelas 19h na Bertrand do Chiado, como sempre, moderado por Rogério Ribeiro. Como já não tive tempo de fazer o post antes, vou simplesmente fazer publicidade aos livros que foram falados: Crónicas Marcianas de Ray Bradbury e John Carter de Edgar Rice Burroughs (opiniões em breve). O convidado foi José Saraiva, investigador do Instituto Superior Técnico, com vários trabalhos sobre Marte, que deu a sua opinião sobre os livros em questão.
Sem previsões para uma próxima sessão, espero que este projecto continue de alguma forma...

Crónicas Marcianas
O Marte de Bradbury é um lugar de esperança, sonhos e metáfora – colunas de cristal e oceanos de fóssil – onde uma fina poeira cai sobre as grandes cidades de uma civilização silenciosamente destruída. É lá que os invasores chegam para pilhar e comercializar, crescer e aprender – primeiro, um fio de água, depois uma torrente, a correr de um mundo sem futuro para uma promessa de amanhã. O Homem da Terra conquista Marte… e depois é conquistado por ele, aquietado por mentiras, perigos de conforto e familiaridade e seduzido pelo fascínio demorado de uma raça antiga, misteriosa. 
Crónicas Marcianas de Ray Bradbury é uma obra clássica da literatura do século XX, cujos poder e imaginação extraordinários se mantêm radiosos apesar da passagem do tempo. Em histórias cronológicas e interligadas somos uma vez mais cativados, deliciados e desafiados com a visão e o coração de um grande mestre – expondo com singeleza e assombro à luz brilhante do espaço a nossa força, a nossa fraqueza, a nossa loucura e a nossa bondade pungente num mundo estranho e prodigiosos ao qual o género humano não pertence.

John Carter
Quando John Carter da Virgínia, perseguido por um grupo sanguinário de Apaches, se refugia numa caverna do Arizona, acaba por abrir as portas de um universo de acção e aventuras sem igual. Subitamente transportado para um Marte habitado por exóticas princesas, temíveis guerreiros e as mais ferozes feras que a imaginação pode conceber, Carter dispõe apenas da sua honra e coragem para sobreviver num planeta decadente e hostil.

Em John Carter, Edgar Rice Burroughs, criador do imortal Tarzan, constrói um mito da era moderna que marcou de forma indelével gerações de leitores e influenciou as obras de incontáveis criadores. Publicado agora pela primeira vez em Portugal numa edição comemorativa do seu centenário, com introdução contextualizada do crítico literário João Seixas, é a oportunidade única de conhecer pela primeira vez um clássico intemporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário