sábado, 30 de junho de 2012

O Império do Medo

Brian Stableford
O Império do Medo
1988


São fisicamente perfeitos e incapazes de sentir a dor
Podem viver durante séculos e os seus impérios controlam o mundo
Bebem o sangue dos súbditos e exigem ser amados
Os homens chamam-lhes vampiros mas só desejam ser como eles
Finalmente, no século XVII, Noell Cordey, filho do Mestre Mecânico da corte do imortal Ricardo Coração de Leão, detentor secreto do primeiro microscópio, declara guerra bacteriológica aos senhores imortais do "Império do Medo". O vampirismo, afirma Noell, é uma doença transmissível. Uma doença cujo mistério da sua origem Noell irá encontrar algures no coração do continente Africano.

Combinando elementos de ficção científica e fantasia, história alternativa e horror, O Império do Medo é uma aventura fabulosa, uma viagem ao fundo das trevas que existem em todos nós, um quadro fascinante do triunfo da ciência e da razão contra uma sociedade prisioneira de um feudalismo eterno.

Outras capas:





sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rendezvous With Rama

Arthur C. Clarke
Rendezvous With Rama 
1972


The Ramans are here...
At first, only a few things are known about the celestial object that astronomers dub Rama. It is huge. It weights more than ten trillion tons. And it is hurtling through the solar system at inconceivable speed. Then a space probe confirms the unthinkable: Rama is no natural object. It is, incredibly, an interstellar spacecraft. Space explorers and planet-bound scientists alike prepare for mankind's first encounter with alien intelligence. For no one knows who the Ramans are or why theu have come. And now the moment of rendezvous awaits - just behind a Raman airlock door."

Carlos Ruiz Zafón




Carlos Ruiz Zafón é um escritor espanhol que nasceu em 1964 em Barcelona, autor de vários livros que se tornaram um sucesso de vendas. As suas obras foram traduzidas em mais de quarenta línguas, conquistaram numerosos prémios e milhões de leitores nos cinco continentes. 

Começou a sua carreira literária em 1993 com O Príncipe da Neblina (prémio Edebé), ao qual se seguem O Palácio da Meia-Noite e As Luzes de Setembro, reunidos no volume A Trilogia da Neblina.

Em 2001 é publicado o seu primeiro romance para adultos, A Sombra do Vento, que se transforma de imediato num fenómeno literário internacional, obra vencedora de numerosos prémios e seleccionada na lista confeccionada em 2007 por 81 escritores e críticos latino-americanos e espanhóis, com os 100 melhores livros em língua castelhana dos últimos 25 anos.

A Sombra do Vento faz parte da tetralogia O Cemitério dos Livros Esquecidos, ao qual se seguem O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu, embora ainda falte um para ser publicado.

Actualmente, Calos Ruiz Zafón reside em Los Angeles, onde trabalha nos seus romances, e colabora habitualmente com La Vanguardia e El País.

Série A Trilogia da Neblina
O Príncipe da Neblina, 1993
O Palácio da Meia-Noite, 1994
As Luzes de Setembro, 1995

Marina, 1999

Série O Cemitério dos Livros Esquecidos (Tetralogia)
A Sombra do Vento, 2001
O Jogo do Anjo, 2008
O Prisioneiro do Céu, 2011
Última obra ainda por publicar

Site: Carlos Ruiz Zafón

La Sombra del Viento

Carlos Ruiz Zafón
La Sombra del Viento
2001


Un amanecer de 1945, un muchacho es conducido por su padre a un misterioso lugar oculto en el corazón de la ciudad vieja: El Cementerio de los Libros Olvidados. Allí, Daniel Sempere encuentra un libro maldito que cambia el rumo de su vida y le arrastra a un laberinto de intrigas y secretos enterrados en el alma oscura de la ciudad. La Sombra del Viento es un misterio literario ambientado en la Barcelona de la primera mitad del siglo XX, desde los últimos esplendores del Modernismo hasta las tinieblas de la posguerra.

Este libro forma parte de un ciclo de novelas y narraciones breves que se entrecruzan en el universo literario de El Cementerio de los Libros Olvidados. Los relatos que lo forman están unidos entre sí a través de personajes e hilos argumentales que tienden puentes narrativos y temáticos, aunque cada uno de ellosofrece una historia cerrada, independiente y contenida en sí misma. Las diversas entregas de la serie de El Cementerio de los Libros Olvidados pueden leerse en cualquier orden o por separado, permitiendo al lector explorar y acceder al laberinto de historias a través de diferentes puertas y caminos que, anudados, le conducirán al corazón de la narración.

Serie El Cementerio de los Libros Olvidados (tetralogía)
La Sombra del Viento, 2001
El juego del Ángel, 2008
El prisionero del Cielo, 2011
Última obra no publicada todavía

terça-feira, 26 de junho de 2012

The Selection

Kiera Cass
The Selection
2012


Sinopse:
Para trinta e cinco raparigas, a Selecção é a oportunidade de uma vida. A oportunidade para escapar à vida estabelecida para elas desde o seu nascimento. De serem arrebatadas para um mundo de vestidos cintilantes e jóias sem preço. De viverem num palácio e competir pelo coração do deslumbrante Príncipe Maxon.
Mas para America Singer, ser Seleccionada é um pesadelo. Significa virar as costas ao seu amor secreto com Aspen, que está uma casta abaixo dela. Deixar a sua casa para entrar numa competição feroz por uma coroa que não quer. Viver num palácio que é constantemente ameaçado por violentos ataques rebeldes.
Então America conhece o Príncipe Maxon. Gradualmente, ela começa a questionar todos os planos que fez para si - e percebe que a vida que sempre sonhou pode não se comparar a um futuro que nunca imaginou.


Parece que a moda de distopias futuristas para jovens está em alta...
Para quem é fã de literatura infanto-juvenil aqui está The Selection da autora norte-americana Kiera Cass que já é um best-seller a nível mundial e que vai ser adaptado para televisão pelo canal americano CW.
Depois do sucesso de The Hunger Games, a moda pegou e tanto a televisão como o cinema está a adaptar algumas obras sobre distopias futuristas pós-apocalípticas.
The Selection é um romance que se passa no futuro, daqui a trezentos anos, pós-apocalíptico, onde America Singer, uma rapariga pobre é sorteada para participar numa competição para se tornar a próxima rainha de uma nação derrotada por guerras.
Parece que já estavam a filmar o episódio piloto da série do canal CW quando foi tudo parado, mas vão avançar outra vez com novas filmagens e algumas alterações no elenco.

Site da autora: Kiera Cass
Informação sobre a série: Dados no IMDB

Nota: Editoras, precisam de tradutora para The Selection em Portugal?

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Born To Run

As músicas da minha vida (7)

Born To Run
Bruce Springsteen & The E-Street Band
1975 - Born To Run

Esta música de 1975 do Álbum com o mesmo nome, é uma mas minhas preferidas do lendários roqueiro americano, Bruce Springsteen.


Born To Run
In the day we sweat it out in the streets of a runaway american dream
At night we ride through mansions of glory in suicide machines
Sprung from cages out on highway 9,
Chrome wheeled, fuel injected and steppin out over the line
Baby this town rips the bones from your back
Its a death trap, it's a suicide rap
We gotta get out while were young
`cause tramps like us, baby we were born to run
Wendy let me in I wanna be your friend

I want to guard your dreams and visions
Just wrap your legs round these velvet rims
And strap your hands across my engines
Together we could break this trap
Well run till we drop, baby well never go back
Will you walk with me out on the wire
`cause baby Im just a scared and lonely rider
But I gotta find out how it feels
I want to know if love is wild, girl I want to know if love is real

Beyond the palace hemi-powered drones scream down the boulevard
The girls comb their hair in rearview mirrors
And the boys try to look so hard
The amusement park rises bold and stark
Kids are huddled on the beach in a mist
I wanna die with you wendy on the streets tonight
In an everlasting kiss

The highways jammed with broken heroes on a last chance power drive
Everybodys out on the run tonight but there's no place left to hide
Together wendy well live with the sadness
Ill love you with all the madness in my soul
Someday girl I don't know when were gonna get to that place
Where we really want to go and well walk in the sun
But till then tramps like us baby we were born to run

UBIK

Philip K. Dick
Ubik
1969
Plot Summary:
Glen Runciter is dead. Or is everybody else? Someone died in an explosion orchestrated by Runciter's business competitors. And, indeed, it's the kingly Runciter whose funeral is scheduled in Des Miones. But in the meantime, his mourning employees are receiving bewildering - and sometimes scatological - messages from their boss. And the world around them is warping in ways that suggest that their own time is running out. Or already has.

Philip K. Dick's searing methaphysical comedy of desth and salvation (the latter available in a convenient spray) is tour de force of paranoic menace and unfettered splastick, in which the departed give business advice, shop for their next incarnation, and run the continual risk of dying yet again.

Covers in some countries:




sábado, 23 de junho de 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

No último Clube de Leitura Bertrand do Fantástico, o tema de conversa foi o romance O Clube Dumas de Arturo Pérez-Reverte e o convidado foi o autor português David Soares, que publicou recentemente O Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes.
Moderado por Rogério Ribeiro, a conversa andou à volta dos principais temas abordados por Reverte no romance O Clube Dumas e de A Nona Porta, a adaptação cinematográfica feita por Roman Polanski em 1999 que se centra unicamente numa das histórias que é abordada no livro de Reverte.
David Soares, falou do seu mais recente livro O Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes publicado pela editora Saída de Emergência, que mostra o lado negro da História, da Ciência, do Oculto e do Bestiário, que foi elaborado através de registos factuais e fidedignos. David Soares afirmou que é ateu e não acredita em almas, demónios ou deuses, acredita sim na ciência e no factor "homem" que pratica o bem e o mal. Falou-se da actualidade, da crise e dos tempos difíceis que continuam a acontecer por fases, uma vez que têm havido várias crises ao longo das últimas décadas; e ainda de um futuro em que esta época de ouro irá acabar, porque ainda temos tudo, vivemos relativamente bem, mas no furuto o petróleo acabará e ainda não existe um substituto para este recurso tão essencial no nosso tempo.
Foram mencionados também outros romances de David Soares como O Evangelho do Enforcado, Lisboa Triunfante e A Conspiração dos Antepassados, sobre os quais o autor explicou que são ciclos que vão sendo orbitados e acabam por se fechar, isto em relação a algumas das suas obras e que é necessário ter "espírito de missão" para se dedicar à escrita, tem de se encontrar o tom da obra ou uma voz pessoal do livro, equilibrar o mundo imaginário com o mundo real e criar oportunidades, ter uma visão e determinação para realizar os objectivos.
David Soares tem uma grande versatilidade, tem trabalhado como ensaísta, desenhador e argumentista de BD, tem contos e vários romances e é uma dos poucos autores nacionais que pode dizer que sobrevive com a escrita de obras literárias do fantástico. E tem mantido uma boa relação com a principal editora dos seus livros, a Saída de Emergência, uma vez que a relação escritor/editor tem funcionado bem, pois não costuma ter um plano definido, escreve conforme pode num processo de escrita/revisão.
Depois do Clube de Leitura, seguiu-se o tradicional jantar da Tertúlia Noite Fantástica que teve lugar no Restaurante Chez deGroote, bastante recomendável.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

DogMendonça e PizzaBoy na Dark Horse



The Amazing Adventures of DogMendomça & PizzaBoy de Filipe Melo e Juan Cavia, publicado pela Dark Horse já está a venda no site da Amazon.

"Dur­ing World War II, all the super­nat­ural crea­tures sought refuge in Por­tu­gal. Vam­pires, were­wolves, gar­goyles, and ghosts all live peace­fully, in the shad­ows, along­side humans. How­ever, under­ground, the worst of all mon­sters pre­pares his come­back. A young pizza deliv­ery boy, a mid­dleaged were­wolf, a six thou­sand year old demon, and the sev­ered head of a gar­goyle will be the only ones capa­ble of fac­ing the forces of evil that threaten mankind." 

Comprar no Amazon