segunda-feira, 23 de abril de 2012

Deadlocked

  

Deadlocked é o 12º livro da série Sookie Stackhouse (Southern Vampire), que é publicado já a 1 de Maio. Entretanto, Charlaine Harris, a autora da série já revelou o título do último (sim, vai acabar), o 13º será Dead Ever After

Em Deadlocked:

"Growning up with telepathic abilities, Sookie Stackhouse realized early on there were things she'd rather not know. Ana now that she's an adult, she also realizes that some things she knows abaout, she'd rather not see - like Eric Northman feeding off another woman. A younger one.
There's a thing or two she'd like to say about that, but she has to keep quiet - Felipe de castro, the Vampite King of Louisiana (and Arkansas and Nevada), is in town. It's the worst possible time for a human body to show up in Eric's front yard - especially the body of the woman whose blood he just drank.
Now, it's up to Sookie and Bill, the official Area Five investigator, to solve the murder. Sookie thinks taht, at least this tim, the dead girl's fate has nothing to do with her.
But she is worng. She as an enemy, one far more devious that she would ever suspect, who's set out to make Sookie's world come crashing down."

Hoje é o dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor é comemorado desde 1995 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha, pois no dia 23 de Abril (dia de São Jorge), é oferecida uma rosa a quem comprar um livro. E mais recentemente, tornou-se tradição em vários países do mundo, a troca de uma rosa por um livro. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, uma vez que neste dia desapareceram alguns escritores importantes, como é o caso de Miguel de Cervantes, Vladimir Nabokov ou William Shakespeare (este, somente segundo alguns calendários). 



Quando o Fantástico é mais Fantástico (1)


Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

O próximo Clube de Leitura Bertrand do Fantástico será já no dia 4 de Maio. Desta vez, o livro em questão é A Wizard of Earthsea de Ursula Le Guin que faz parte da série Eathsea, com um total de cinco livros, todos premiados e todos editados em Portugal pela Editorial Presença.

  

A Wizard od Earthsea [1968] (O Feiticeiro e a Sombra)
The Tombs of Atuan [1971] (Os Túmulos de Atuan)
The Farthest Shore [1972] (A Paria mais Longínqua)
Tehanu: The Last Book of Earthsea [1990] (Tehanu, o nome da estrela)
The Other Wind [2001] (Num Vento Diferente)

Mais direccionada para a fantasia, nesta sessão, Rogério Ribeiro tem como convidada Maria do Rosário Monteiro, para falar do livro em questão e ainda sobre o seu livro A Simbólica do Espaço em "O Senhor dos Anéis" de J. R. R. Tolkien.


A não perder!

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

domingo, 22 de abril de 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

No dia 13 deAbril (Sexta-feira) teve lugar o segundo Clube de Leitura Bertrand do Fantástico em Lisboa, na Bertrand do Chiado. O livro em questão para esta sessão foi o Livro de Areia de Jorge Luís Borges, reeditado recentemente.

Rogério Ribeiro (moderador) esteve à conversa com Pedro Piedade Marques (o convidado desta sessão), responsável pela Editora Livros de Areia. Para além de Borges, falou-se de edição, do passado, das dificuldades, de ilustração e da recente publicação da monografia sobre Victor Palla na Colecção D.

Pedro Marques referiu que faz falta uma "memória de edição" com as histórias e biografias de Editores e Editoras em Portugal, há uma falta de estudos e estatisticas também. E talvez tenha ficado a crítica subjacente ao grande público que lê o que mais vende, o que está mais visível nas montras das livrarias, porque "as pessoas não gostam de livros", há somente uma minoria que gosta verdadeiramente de livros.

Vale a pena mencionar que Jorge Luís Borges é uma autor de um fantástido "mais sofisticado" da América do Sul, era um exímio contador de histórias que gostava de ler enciclopédias e que escrevia contos autobiográficos, uma mistura de episódios da sua vida com alguma ficção.

Seguiu-se o jantar da Tertúlia Noite Fantástica, onde foi possível comer bem melhor que no anterior, mas que infelizmente teve muito barulho.

Clube de Leitura Bertrand d Fantástico
Pedro Marques
Tertúlia Noite Fantástica

quarta-feira, 18 de abril de 2012

George R. R. Martin em Portugal

O Sr. George R. R. Martin já se encontra no nosso país e eu irei vê-lo hoje (e não terei um autógrafo porque tenho os livros todos em inglês).

Mas será possível ir à sessão de autógrafos e ao lançamento do livro O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias da Saída de Emergência no Teatro Villaret (Lisboa) às 18:30 (hoje dia 18).
Amanhã (dia 19) será a estreia do primeiro episódio da Segunda Temporada de A Guerra dos Tronos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas ao/do autor promovido pelo Canal Syfy nos cinemas do El Corte Inglés.

Quem tiver estes pode habilitar-se a um autógrafo:

Ou na compra deste:

Aqui, o programa mais detalhado:

Enjoy :)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Tantos Livros...

Hoje, li no Blogue de alguém a frase: "Compro livros como algumas raparigas compram sapatos", e realmente, apesar de ainda não ser um acto incontrolável, tenho de começar a pensar em conter-me um pouco. Mas há oportunidades que não se devem deixar passar! Mas a crise está feia e tenho de controlar melhor esta necessidade!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Moonspell - Lickanthrope

O concerto de lançamento é dia 12 de Maio no Campo Pequeno, onde os Moonspell apresentam o novo álbum Alpha Noir.
Para já, fica o novo videoclip dos Moonspell, realizado por Filipe Melo:


quinta-feira, 12 de abril de 2012

The Casual Vacancy

J. K. Rowling, a famosa autora de Harry Potter, anunciou o título do seu novo livro, The Casual Vacancy e data do lançamento a nível mundial para 27 de Setembro. Revelou ainda que a história se passa na cidade inglesa Pagforn onde as coisas não são idílicas como parecem e que será mais direccionada para um público mais adulto.  

A sinopse divulgada pela Editora Little, Brown Book Group:
"When Barry Fairweather dies unexpectedly in his early forties, the little town of Pagford is left in shock. Pagford is, seemingly, an English idyll, with a cobbled market square and an ancient abbey, but what lies behind the pretty façade is a town at war. Rich at war with poor, teenagers at war with their parents, wives at war with their husbands, teachers at war with their pupils... Pagford is not what it seems. And the empty seat left by Barry on the parish council soon becomes the catalyst for the biggest war the town has yet seen. Who will triumph in an election fraught with passion, duplicity and unexpected revelations?"

quarta-feira, 11 de abril de 2012

The Hunger Games

Cinema Fantástico

Com: Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen), Josh Hutcherson (Peeta Mellark), Liam Hemsworth (Gale Hawthorne), Woody Harrelson (Haymitch Abernathy), Elizabeth Banks (Effie Trinket) Lenny Kravitz (Cinna), Stanley Tucci (Caesar Flickerman), Wes Bentley (Seneca Crane) e Donald Sutherland (President Coriolanus Snow)

Contexto:
The Hunger Games é uma distopia futurista pós-apocaliptica que tem lugar em Panem, onde há um Capitólio rico rodeado de 12 Distritos, alguns muito pobres. Como forma de punição pela rebelião contra o governo, o Capitólio criou os Jogos da Fome, um evento anual transmitido na televisão. Um rapaz e uma rapariga de cada distrito são seleccionados numa lotaria como "tributos" e têm de lutar até à morte numa arena, até só haver um único vencedor dos 24 representantes dos 12 distritos.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), a protagonista, oferece-se como tributo de forma a salvar a sua irmã mais nova, cujo nome saiu na lotaria, e, juntamente com Petta Mellark (Josh  Hutcherson) viajam para o Capitólio para treinarem e participarem nos Jogos da Fome sob a orientação de Haymitch Abernathy (Woody Herrelson), Effie Trinket (Elizabeth Banks) e Cinna (Lenny Kravitz). O Presidente de Panem é Corioulanus Snow (Donald Sutherland), Seneca Crane (Wes Bentley) é o responsável pelos jogos e o estranho apresentador do programa televisivo é Caesar Flickerman (Stanley Tucci). Há ainda algum destaque (mas muito pouco) para alguns dos outros concorrentes como é o caso de Rue (Amandla Stenberg) e Cato(Alexander Ludwig).

Crítica:
Atenção: spoilers.

A produção do filme foi grandiosa e está a receber a recompensa pelo seu trabalho com os excelentes resultados de bilheteira em todo o mundo. O bom desempenho de Jennifer Lawrence, que foi realmente a melhor escolha para o papel de Katniss, ofusca quase todo o restante elenco, mas é interessante ver Woody Harrelson num filme para o grande público e Donald Sutherland consegue deixar o público curioso sobre a sua personagem.

O filme tem um início atabalhoado em relação à câmara que parece não ter agradado ao espectador e principalmente à crítica. Mas esse início tremido ganha consistência e entra-se finalmente no mundo de Panem onde, no seu total, temos um bom filme, que no entanto não é fantástico. A cena sangrenta no início dos jogos está muito boa, mas a progressão na 'arena' nunca nos mostra um verdadeiro vilão (provavelmente o grande vilão será o Presidente Snow). Há a cena da morte Rue que é extremamente triste e cheia de ternura, e definitivamente, o Peeta devia ter morrido no fim (mas suspeito um futuro triângulo amoroso no futuro).

Em Panem há um mundo sumptuoso e fútil com uma exuberância extrema e desmedida no Capitólio que contrasta com o mundo pobre dos Distritos, principalmente dos mais longinquos, que lutam no dia-à-dia para se alimentarem e conseguirem dar comida aos filhos, como é caso do distrito 12. É este abismo entre este dois mundos o que considero ser o tema central do filme. O outro grande abismo é mencionado pelo Presidente Corioulanus Snow, quando este diz que "a esperança é a única coisa mais poderosa que o medo" e explica a Seneca que o povo não deve ter esperança. O poder político de um regime autoritário impõe medo às classes oprimidas e a esperança que 'o pobre' tem ou pode vir a ter é a coisa mais poderora que existe e o Presidente parece ter plena consciência disso.

Esta distopia futurista apresenta temas bastante actuais que podem ser encontrados em vários locais do nosso mundo. Talvez o mais flagrante seja o entretenimento dos reality shows (uma crítica subjacente no filme e até explicita em algumas cenas), onde nos mostra estes jovens a lutarem de forma sangrenta pela sobrevivência numa competição até à morte para o entretenimento de milhares de telespectadores. Nos Jogos da Fome, os concorrentes estão condicionados pela solução do governo poderoso, que criou os jogos para que todos se lembrem que a revolta não deu certo, e desta forma incute o medo à população e mostra o seu poder.
Não diria que o feminismo seja um tema relevante no filme, acho que Katniss é uma personagem forte e consistente, ela mostra segurança e ao mesmo tempo um lado humano capaz de fazer qualquer pessoa sentir simpatia por ela, apesar de não se considerar a pessoa  mais carismática. Mas tem presença, é um pouco badass, tem espírito de sacrifício e grande capaidades de aprendizagem para além de ser excepcional com o arco. É uma personagem forte, que podia ser do sexo masculino caso a autora dos livros assim o quisesse. Katniss torna-se especial, porque foi bastante bem desempenhada por Jennifer Lawrence.

Sim, é um blockbuster de acção de ficção científica, é uma crítica explicita aos reality shows, onde nos é mostrado a divisão de classes, entre o poder político e do exército do governo totalitário e as classes oprimidas dos distritos pobres, onde sobretudo mineiros lutam pela sobrevivência e contra a fome. Os jogos existem para lembrar o poder autoritário do governo sobre a população pobre e serve de entretenimento aos mais favorecidos do Capitólio. Há inclusive a repetição em slow motion de uma cena específica de morte em que mostra um antigo campeão a vencer os jogos, que apelidam de os "clássicos" dos Jogos da Fome. É esta parte mais crua, fria e realista que torna o filme interessante.

Em relação às acusações e comparações feitas à autora dos livros, são inevitáveis mas desnecessárias. Certamente Suzanne Collins teve muitas inspirações de vários autores e de vários filmes e até séries que leu e viu ao longo da sua vida. Mas todos vamos buscar algumas ideias a outras histórias e a outros filmes. Confesso que o entretenimento do público me faz lembrar o filme The Truman Show. Panem é parecido com Pan Am, o avião espacial de 2001: Odisseia no Espaço. Esta foi das poucas histórias em que vi primeiro filme antes de ler os livros e fiquei francamente interessada em ler a trilogia, pelo que fará certamente parte da minha próxima encomenda do Amazon.

Esta trilogia, que se está a tornar e já é um fenómeno, não podia resistir a outras comparações, nomeadamente à Saga Twilight e a Harry Potter. Neste caso acho que só pode ser comparável em termos de fenómeno de massas. Harry Potter era uma história de feitiçaria e magia extremamente apelativa, com personagens fortes, carismáticas e consistentes,  um mundo fabuloso com bons, maus e vilões, uma história bem negra e forte que atraiu leitores de todas as idades. É praticemente impossível igualar este fnómeno a quase todos os níveis (exceptuando claro, O Senhor dos Anéis - livros e filmes) mas estamos a falar histórias com personagens mais jovens. Twilight tornou-se um fenómeno, é facto. Mas neste caso estamos a falar da obra que estragou as cracterísticas mais interessantes dos vampiros. Mas nem vale a pena comparar, ponto.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Revista

SFW


Revista inglesa dedica esta edição à Fantasia, em especial a Game of Thrones, Merlin e The Hobbit.
Site: SFX

A Song of Ice and Fire - Novas Capas


As novas capas dos cinco primeiros livros redesenhadas por Matt Roeser.


As capas "paperback" de A Dance With Dragons (dividido em dois livros) estarão disponíveis as 15 de Abril no Amazon.

domingo, 8 de abril de 2012

Lana Del Rey


Lana Del Rey, é uma cantora e compositora Americana nascida em 1986, cujo verdadeiro nome é Elizabeth Woolridge Grant. O seu primeiro álbum Lana Del Rey A.K.A. Lizzy Grant é de 2010. E já em 2012 lança Born To Die.

O primeiro álbum demonstra alguma insegurança e as músicas não são tão sólidas ou marcantes como grande parte das músicas do seu segundo álbum. Com um inicio calmo e algo experimental, ganhou ânimo para fazer um bom segundo trabalho e lançar-se para as luzes da ribalta.

Este Born To Die tem um título forte, as suas primeiras quatro músicas são realmente muito boas, seguidas de duas boas e mais algumas que ficam no ouvido e são agradáveis, excepto a última que era desnecessária (não sou nada fã de remix).

A música "Video Games" foi incluída na série Ringer e na Banda Sonora de Gossip Girl. Lana Del Rey já foi nomeada para alguns prémios de música conhecidos e ganhou o prémio de Artista Revelação Internacional nos Britt Awards. 

Entre os "music bloggers" já ganhou o apelido de "gangster Nancy Sinatra". Para já vale a pena colocar esta nova cantora interessante na sua palaylist.



 

"Video Games" ao Vivo no Saturday Night Live



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Boardwalk Empire

Boardwlk Empire [2010-....] da HBO
Quatro Temporadas

Com: Steve Buscemi (Nucky Thompson), Michael Pitt, Kelly Macdonald (Margaret Schroeder), Michael Shannon (Agent Nelson Van Alden), Shea Whigham (Elias 'Eli' Thompson), Aleksa Palladino (Angela Dramony), Michael Stuhlbarg (Arnold Rothstein), Stephen Graham (Al Capone), Vincent Piazza (Lucky Luciano), Paz de la Huerta (Lucy Danziger) Michael Kenneth Williams ( Chalky White).

Sinopse: Ambientada nos anos 20, representa a máfia em Atlantic City, numa época em que a fabricação, transporte e comércio de bebidas alcoólicas eram proibidas no E.U.A., onde será criado um mercado negro  que envolve políticos e gangsters.

Nucky Thompson, desempenhado por Steve Buscemi, é um político corrupto que se envolve em esquemas municipais, estatais e federais que constrói um pequeno império através de trocas de favores, voluntariado e clientelismo, mas que também parece ser capaz de se revestir de humanidade e simpatia, apesar de ser um bandido convicto que possui um lado cruel e criminoso, tem um mundo interior complexo e ambíguo. 

A série da HBO é baseada no livro Boardwlk Empire: The Birth, High Times, and Corruption de Nelson Johnson, tem a produção de Martin Scorcese, Mark Wahlberg e Stephen Levinson e foi crida por Terence Winter que também criou Os Sopranos.  

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Passeio ao Almourol

31/03/2012

O dia começou com a chegada à Estação de Santa Apolónia. Primeira notícia, há greve dos Maquinistas da CP, há a possibilidade de não haver o comboio que faz a ligação no Entroncamento a Vila Nova da Barquinha e ao apeadeiro de Tancos. Café tomado e bilhete com 'carimbo' manuscrito que diz "Greve" (é ridículo, eu sei), lá se segue viagem. [Mais greves, mesmo com todas as condições, privilégios e regalias que a CP dá, para além de terem uma média salarial bastante alta, continuam a lixar a vida às pessoas que necessitam deste meio de transporte tão importante que é o comboio (continua a ser o meu meio de transporte preferido)].

Paisagem apagada de imensas fábricas paradas no tempo e na história, rio Tejo de um lado e um grande conjunto de ruínas e locais abandonados do outro, passando por várias localidades. É triste pensar neste país que morre aos poucos, pois basta olhar para a paisagem desolada que nos mostra essa morte lenta e terrível. 

Quando se chega ao Entroncamento, estação que faz mais ligações ferroviárias do país, não há comboio regional, não há previsão de quando haverá, não há autocarros (é Sábado), bicicletas para alugar também não (seria realmente uma boa solução para turistas e visitantes de outras partes do país que querem ver a região), resta ir de Táxi ou a pé. Depois de algumas indicações como "é já ali" e "quinze a vinte minutos e estão lá", chega-se a Vila Nova da Barquinha a pé, cinquenta minutos mais tarde.

 

Vila Nova da Barquinha é uma terra agradável, tem um parque à beira Tejo, que está muito baixo nesta altura de seca, muito bem arranjado, tem casas características, alguma cor, mas também ruínas. Aldeia prazenteira e sossegada, faz parte do festival gastronómico do Mês do Sável e da Lampreia, que acontece pelo 18º ano consecutivo. 


Entre 18 de Fevereiro e 8 de Abril, o concelho de Vila Nova da Barquinha, banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão - que tem nos rios a sua principal fonte de sabores, promove o Mês do Sável e da Lampreia através da autarquia e dos restaurantes locais. Os oito restaurantes aderentes promovem a cozinha típica e tradicional para "dar a conhecer a gastronomia do concelho e contribuir para o desenvolvimento da economia local, nomeadamente no campo da restauração." 

Açorda de Sável e Arroz de Lampreia são receitas características com forte tradição e altamente recomendáveis e que estão em destaque e à disposição dos clientes nas ementas de A Tasquinha da Adélia, Soltejo e Palmeira (na Barquinha); a Carroça (em Limeiras); Almourol (em Tancos); Platina (em Cardal); e O Chico (na Praia do Ribatejo).

O almoço é no Restaurante Soltejo (bastante recomendável), no qual provo a Açorda de Sável (divina) e como Lombinho de Fataça à Lagareiro, acompanhado de um vinho verde, sobremesa Tentação de Chocolate (era mesmo uma tentação e estava deliciosa) e café para terminar, com uma vista linda e agradável para o reio Tejo e parte da Barquinha.




Como não apetece andar vários quilómetros a pé, segue-se de Táxi até à Escola de Tropa Pára-quedistas, onde, de passagem e por milagre, consigo 'sacar' uma foto da entrada. Chega-se ao meu maior objectivo, o Castelo de Almourol, situado numa ilhota do rio Tejo. Apesar do tempo cinzento e da quase constante promessa de chuva, consegui tirar algumas fotos bonitas. O passeio de barco é agradável e bonito, a paisagem acolhedora, remete para o passado histórico em tempo idos do nosso país. 

Sob tutela do Ministério da Defesa, o Castelo de Almourol evoca os primórdios do Reino de Portugal e da Ordem dos Templários e está associado a uma aura de mistério, lendas e romantismo. Certamente de origem romana, o castelo foi reedificado em 1171 por um Mestre da Ordem dos Templários, fez parte da linha de defesa do Tejo na altura da reconquista da Península Ibérica integrado no plano estratégico delineado por D. Afonso Henriques e calcula-se que tenha sido habitado até 1600. Sofreu estragos com o Terramoto de 1755 e continuou a degradar-se com o tempo. Na segunda metade do século XIX foi entregue ao Exército Português sob a responsabilidade do Comandante da Escola Prática de Engenharia de Tancos e foi classificado Monumento Nacional em 1910.

A Construção "em cantaria de granito e alvenaria argamassada, é de planta irregular (orgânica), reflexo da irregularidade to terreno, e apresenta uma divisão demarcada em dois níveis, um exterior e outro interior mais elevado" oferece uma paisagem sublime, tanto do castelo em si, como de toda a envolvente e arredores e atrai imenso turistas ao longo de todo o ano.

Para mais informações: 
Detalhes para as visitas: 



        


Bebe-se uma água das pedras no café do Almourol e ganha-se fôlego para mais uma caminhada até Tancos (esta mais pequena e mais rápida). Um passeio dentro de Tancos e um café ao final da tarde no bar A Confraria, com decoração antiga, utensílios esquecidos pelo tempo e mesas redondas de pedra num ambiente agradável e calmo que irá deixar saudades. 

Chama-se novamente um Táxi, desta vez para voltar ao Entroncamento, onde se descobre que afinal os comboios tinham estado a passar (alguns, pelo menos). Espera-se pelo próximo Intercidades que nos trás de volta a Lisboa e à azáfama urbana, onde, com o cansaço a dar finalmente sinal de vida, ainda se assiste à segunda parte do Benfica-Braga, enquanto se come as últimas fatias de pizza disponíveis e se grita o golo da vitória já quase sobre o apito final.

O dia foi maravilhoso, apesar de alguns percalços, a companhia foi a melhor e chego ao final do dia com a sensação que para o ano se deve repetir este passeio, para recordar, matar saudades, degustar comida muito boa e ver paisagens divinas. 

SciFiNow

Revistas


A SciFiNow é uma revista inglesa sobre Ficção Científica, Fantasia, Horror, Séries Televisivas Actuais e de Culto e Videojogos.
Tem reportagens, entrevistas, críticas sobre os filmes, séries e livros da actualidade, sem esquecer o passado e tudo o que continua a fazer parte da vida dos fãs de FC, Fantasia e Horror. Tem ainda um Book Club que nesta edição fala de O Hobbit de J. R. R. Tolkien que certamente é uma leitura interessante, uma vez que se trata de Tolkien, e que definitivamente será o filme mais aguardado do ano (e que só chegará mesmo lá para o fim de 2012).

Mês do Sável e da Lampreia



Entre 18 de Fevereiro e 8 de Abril, o concelho de Vila Nova da Barquinha, banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão - que tem nos rios a sua principal fonte de sabores, promove o Mês do Sável e da Lampreia através da autarquia e dos restaurantes locais. Os oito restaurantes aderentes promovem a cozinha típica e tradicional para "dar a conhecer a gastronomia do concelho e contribuir para o desenvolvimento da economia local, nomeadamente no campo da restauração." 

Açorda de Sável e Arroz de Lampreia são receitas características com forte tradição e altamente recomendáveis e que estão em destaque e à disposição dos clientes nas ementas de oito restaurantes no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Os visitantes, que vão provar estes pratos típicos da gastronomia portuguesas, poderão ganhar bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol e conhecer este monumento único, que está sob tutela do Ministério da Defesa, e evoca os primórdios do Reino de Portugal e da Ordem dos Templários e está associado a uma aura de mistério, lendas e romantismo. Um bilhete por dose, sendo a promoção válida apenas ao fim-de-semana.

Para mais informações sobre o Mês do Sável e da Lampreia:

Sobre as Visitas ao Castelo de Almourol perto de Tancos:
Visitas ao Castelo de Almuorol - Horários



XVIII Mês do Sável e da Lampreia
Peixe do rio, gastronomia típica em Vila Nova da Barquinha
Restaurantes aderentes:
1. A Carroça (Limeiras) Tel:249739718
2. Almourol (Tancos) Tel: 249720100
3. O Chico (Praia do Ribatejo) 249733224
4. Palmeira (Barquinha) 249711513
5. Soltejo (Barquinha) 249720150
6. Stop (Atalaia) 249710691
7. Tasquinha da Adélia (Barquinha) 249711792

Nota: Durante esta semana e no fim-de-semana ainda será possível apreciar e aproveitar o peixe do rio em Vila Nova da Barquinha.













domingo, 1 de abril de 2012

Game of Thrones

Segunda Temporada

Estreia hoje a Segunda Temporada de Game of Thrones no canal HBO nos E.U.A.
Baseado no segundo livro A Clash of Kings de A Song of Ice and Fire de George R. R. Martin, a adaptação da série vai para o ar na América esta noite às 21 horas. 
A não perder!

Feira do Livro 2012 em Lisboa


A Feira do Livro de Lisboa acontecerá de 24 de Abril a 13 de Maio de 2012. Esta será a 82ª edição da Feira do Livro que se realiza desde 1930. A Feira acontece no Parque Eduardo VII, tem entrada gratuita, e convida o publico a verificar o que há de novo no mundo da literatura e a passear no ambiente tranquilo do parque.

A Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e tem cerca de 120 participantes que se dividem por diversos pavilhões; junta editores, livrarias e escritores, que dividem mesas redondas, conferências e eventos paralelos e estão previstas várias sessões de autógrafos e lançamentos de livros de escritores nacionais e internacionais.