quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Clube de Leitura do Fantástico


O próximo Clube de Leitura do Bertrand do Fantástico é já dia 7 de Dezembro (Sexta-Feira) às 19h na Bertrand do Chiado, como sempre, moderado por Rogério Ribeiro.

O livro desta semana é Lord of Light de Roger Zelazny (1937-1995). Esta obra que mistura fantasia e ficção científica de 1967, ganhou o Hugo Award no ano seguinte e é considerada uma das grandes obras de ficção científica. 


In a distant world gods walk as men, but wield vast and hidden powers. Here they have made the stage on which they build a subtle pattern of alliance, love, and deadly enmity. Are they truly immortal? Who are these gods who rule the destiny of a teeming world?

Their names include Brahma, Kali, Krishna and also he who was called Buddha, the Lord of Light, but who now prefers to be known simply as Sam. The gradual unfolding of the story shows how the colonization of another planet became a re-enactment of Eastern mythology.


A versão portuguesa que está traduzida é O Senhor da Luz, pela Editora Europa-América.
Os seus seguidores chamavam-lhe Mahasamatman e diziam que era um deus. Ele, porém, preferia deixar de lado «Maha» e «atman» e intitulava-se Sam.
Nunca pretendeu ser um deus, mas também nunca o negou…
A acção decorre muito depois da morte da Terra; um punhado de homens num planeta colonizado alcançou o domínio da tecnologia. Com ela, adquiriram a imortalidade e poderes divinos e governam o seu mundo como os deuses do panteão hindu.
Kali, Deusa da Destruição; Yama, Senhor da Morte; Krishna, Deus da Luxúria. Aquele que foi Siddhartha e é agora Mahasamatman, Subjugador dos Demónios, Senhor da Luz, luta contra todos eles.

O convidado especial é o autor João Leal, que irá falar do seu livro Alçapão, editado pela Quetzal. Este primeiro romance do autor está dividido em duas partes, onde o leitor é levado às histórias de aventuras, ao mundo sobrenatural e fantástico.
Quando Rodrigo chega a S. João, percebe que vai ter de crescer depressa se quiser sobreviver ao violento código que rege a vida dos órfãos. A aparição de um novo e pouco ortodoxo padre traz-lhe uma visão de esperança que promete mudar tudo. Mas uma maldição familiar emerge do passado. Uma série de assassínios brutais vai arrastá-lo, a ele e a Jorge, o seu único amigo, para um lugar sobrenatural escondido atrás de um misterioso alçapão.

Há séculos à deriva, os habitantes de Lothar, a ilha flutuante, pensam que são os únicos sobreviventes do Grande Dilúvio. No centro da ilha, numa árvore gigantesca, vive um anjo caído que é o seu deus. Um acontecimento, contudo, vai agitar o quotidiano e levar a que dois deles decidam partir.

João Leal, nesta sua homenagem plena de imaginação às histórias de aventuras, faz com que as duas narrativas, tão distantes no tempo, se encontrem num momento decisivo para a história da humanidade.

Algo que me causa fascínio e estranheza ao mesmo tempo são os booktrailers. De forma a promover os livros, estes têm vindo a ser desenvolvidos e ganham cada vez mais destaque. Fica aqui o de Alçapão

Sem comentários:

Enviar um comentário