quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico







O próximo Clube de Leitura Bertrand do Fantástico é dia 9 de Novembro pelas 19h na Bertrand do Chiado. O livro escolhido para esta sessão é Brasyl de Ian McDonald. Como o convidado esperado para esta sessão não poderá estar presente, a conversa irá estender-se ao filme Brazil de Terry Gilliam. 

9 de Novembro
Brasyl, Ian McDonald

Pense em Blade Runner nos trópicos ...
Ser seduzido, maravilhado, e chocado com uma das maiores e mais estranhas nações do mundo. O Brasil no passado, presente e futuro, com toda a sua cor, paixão e realidades mutáveis​​, mistura-se num romance que é parte ficção científica, parte história, parte mistério, e completamente cativante.
Três histórias separadas seguem as três personagens principais:
Edson é um talentoso empresário por esforço próprio, um passo à frente, nas favelas num futuro próximo  numa cidade (São Paulo) de riquezas surpreendentes e pobreza. Um encontro casual leva Edson para perigoso mundo da computação quântica ilegal, mas para onde poderá escapar, quando se encontra uma sociedade de vigilância total onde cada movimento, rosto e dinheiro são constantemente monitorizados?
Marcelina é uma ambiciosa produtora da Rio TV que procura um grande sucesso para um reality show para fazer nome. Quando a sua ideia escaldante a leva à procura de um guarda-redes caído em desgraça no Campeonato do Mundo de Futebol, envolve-se numa conspiração antiga que ameaça não só a vida, mas também a sua alma.
O padre Luis é um missionário jesuíta enviado para o turbilhão do século dezoito no Brasil para localizar e punir um padre desonesto que se desvia para além dos limites de sua fé e estabelece um vasto império no sertão. Na companhia de um geógrafo francês e espião, o que ele encontra nos remansos do Amazonas  coloca à prova tanto a sua fé como a natureza da própria realidade ao ponto de ruptura.
Três personagens, três histórias, três países (Brasyl), todos ligados entre si através do tempo, espaço e realidade numa história extremamente ambiciosa, que vai desafiar a sua maneira de pensar sobre tudo.


Brazil de Terry Gilliam
1985
O filme passa-se num mundo distópico, num estado totalitário altamente estruturado e burocrático e com medidas muito duras para localizar terroristas.
Sam Lowry (Jonathan Pryce) é uma pessoa normal com uma mãe que "conhece pessoas" e que vive nesta sociedade opressiva do futuro, recorrendo frequentemente a formas de escapismo para um mundo de sonhos num paraíso distante e que se vê envolvido e vítima da contra produtividade do governo.
Brazil, de 1985, é um filme de ficção científica que foi realizado por Terry Gilliam, conhecido como membro dos Monty Phyton e que realizou também 12 Monkeys em 1995. 

2 comentários: