quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Brasyl

Ian McDonald
Brasyl
2007
Brasyl de Ian McDonald torna-se extenso além da conta. Tem descrições e pormenores interessantes e é bastante imaginativo. A parte final das três histórias daria um bom filme. Assim como seria interessante ver no grande ecrã os cenários da parte de Edson e como aquele futuro seria concebido, assim como a batalha na parte de Quinn ou até a luta final de Marcelina.

Uma nota sobre a mistura de inspirações que creio que McDonald teve de outras obras, como é o caso de Matrix, passando por Heart of Darkness e a trilogia de Philip Pullman, His Dark Materials.

Em relação à tradução, podia não ser tão abrasileirada e ser mais fiel ao original, principalmente em relação às palavras portuguesas introduzidas no original pelo autor, que deviam aparecer em itálico para se diferenciarem. As notas de rodapé são demasiadas, estão sempre a desviar o leitor da leitura, para além de dar a entender que o leitor é um pouco ignorante (ou seja, quando não sei o que significa lago que está no texto, vou à procura). Existe um glossário no final do original que devia ter sido traduzido e colocado no final, que tiraria possíveis dúvidas ao leitor. E o título devia ter permanecido Brasyl.

É um livro agradável e com boas ideias, mas que se tornou longo de mais, apesar de não deixar de ser interessante pelos conceitos apresentados. A parte de Quinn é, de longe, a mais interessante e cativante, no entanto também gostei do mundo de Edson; a parte da Marcelina é mesmo a mais fraca. Também creio que o facto de a leitura ter sido feita através de uma tradução, neste caso, não ajudou nada. 

Resumo:
Pense em Blade Runner nos trópicos ...

Ser seduzido, maravilhado, e chocado com uma das maiores e mais estranhas nações do mundo. O Brasil no passado, presente e futuro, com toda a sua cor, paixão e realidades mutáveis​​, mistura-se num romance que é parte ficção científica, parte história, parte mistério, e completamente cativante.
Três histórias separadas seguem as três personagens principais:

Edson é um talentoso empresário por esforço próprio, um passo à frente, nas favelas num futuro próximo  numa cidade (São Paulo) de riquezas surpreendentes e pobreza. Um encontro casual leva Edson para perigoso mundo da computação quântica ilegal, mas para onde poderá escapar, quando se encontra uma sociedade de vigilância total onde cada movimento, rosto e dinheiro são constantemente monitorizados?

Marcelina é uma ambiciosa produtora da Rio TV que procura um grande sucesso para um reality show para fazer nome. Quando a sua ideia escaldante a leva à procura de um guarda-redes caído em desgraça no Campeonato do Mundo de Futebol, envolve-se numa conspiração antiga que ameaça não só a vida, mas também a sua alma.

O padre Luis é um missionário jesuíta enviado para o turbilhão do século dezoito no Brasil para localizar e punir um padre desonesto que se desvia para além dos limites de sua fé e estabelece um vasto império no sertão. Na companhia de um geógrafo francês e espião, o que ele encontra nos remansos do Amazonas  coloca à prova tanto a sua fé como a natureza da própria realidade ao ponto de ruptura.

Três personagens, três histórias, três países (Brasyl), todos ligados entre si através do tempo, espaço e realidade numa história extremamente ambiciosa, que vai desafiar a sua maneira de pensar sobre tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário