segunda-feira, 15 de outubro de 2012

The Walking Dead

A SÉRIE FANTÁSTICA DO MÊS (1)

The Walking Dead (AMC)
Estreia: 14 de Outubro; 17 de Outubro em Portugal
Com: Andrew Lincoln (Rick Grimes), Sarah Wayne Callies (Lori Grimes), Laurie Holden (Andrea), Steve Yeun (Glenn), Chandler Riggs (Carl Grimes), Jon Berthal (Shane Walsh), Jeffrey DeMunn (Dale Horvath), Norman Reedus (Daryl Dixon), Lauren Cohen (Maggie), Melissa McBride (Carol), IronE Singleton (Theodore "T-Dog" Douglas), Michael Rooker (Merle Dixon), Scott Wilson (Hershel Greene), Danai Guira (Michonne), David Morrissey (The Governor)

O regresso da série The Walking Dead está agendado para hoje, dia 14 de Outubro nos E.U.A. e dia 17 de Outubro em Portugal na FOX. Baseada na banda desenhada de Robert Kirkman, Tony Moore e Chalie Adlard, a série foi desenvolvida para televisão por Frank Darabont e produzida pelos AMC Studios e tem recebido boas críticas e conquistado muito fãs.
The Walking Dead é uma série de horror e drama pós-apocalíptica, que conta a história de um pequeno grupo de sobreviventes após um apocalipse de zombies que não se sabe bem como começou. A maior parte dos acontecimentos tem lugar na área metropolitana de Atlanta e nas redondezas da Georgia do Norte, conforme o grupo procura uma lugar seguro para se refugiar e sobreviver à avalanche de zombies referidos como walkers que devoram tudo o que encontram vivo e cujas dentadas infectam os humanos. O enredo foca principalmente os dilemas que o grupo enfrenta numa luta contra os walkers ávidos de carne fresta e procuram equilibrar a humanidade com a sobrevivência enquanto lutam e procuram lidar com as mortes dos seus familiares e amigos, ao mesmo tempo que encontram outros sobreviventes que são também predadores. O grupo é liderado por Rick Grimes que era um polícia antes dos terríveis acontecimentos. Numa sociedade em que as estruturas colapsaram e em total regressão, as leis já não se aplicam e a sobrevivência é o mais importante, mesmo dentro de um grupo que tenta lidar o melhor que pode com o constante horror de um possível ataque e com a necessidade de dinamizar o grupo.

Primeira Temporada
A primeira temporada que teve somente seis episódios, apresentou ao mundo Rick Grimes, que acorda no hospital sozinho e abandonado e sem ideia nenhuma que está acontecer um apocalipse zombie. Uma das cena iniciais da série em que Rick mata uma criança zombie, assim como a imagem do cavaleiro solitário a entrar a cavalo numa Atlanta fantasma deixada ao abandono e completamente infestada de walkers, são as imagens que marcam o início da série. A partir daqui, entra-se numa alucinante aventura onde Rick conhece Glenn e o resto do grupo que em breve será 'seu' grupo e onde reencontra a mulher Lori, o filho Carl e Shane, antigo colega de trabalho e melhor amigo.
Ao longo destes seis episódios bastante consistentes conhece-se as personagens, o seu passado e a forma como chegaram àquele momento e os laços que os une. Desde os rides à cidade, a adaptação à nova realidade, alguns clichés inevitáveis e um ataque ao acampamento que provoca várias mortes inesperadas, o grupo vê-se obrigado a seguir para o CDC, um local que devia ser seguro e onde descobrem como o vírus ataca e se espalha mas não tem cura. Para além disso acabam por ter de fugir do local, pois o Dr. Edwin Jenner programou o computador para destruir o complexo. De destacar a personagem de Andrea pela sua densidade e Daryl (que não fazia parte da BD) pela sua descontracção, que conquistaram o público, assim como o momento em que deixam Merle algemado no topo de um prédio a gritar de desespero. A série tem alguns momento diferentes da BD, mas mesmo assim teve grande impacto e conquistou o público. 

Segunda Temporada
A Segunda Temporada começa com a fuga dos sobreviventes do CDC e abre logo com dois dramas: o desaparecimento de Sophia e o filho de Rick a ser alvejado por um caçador sem querer, e a posterior chegada à quinta de Hershel que o consegue salvar. Apesar da série perder um pouco de ritmo, os acontecimentos na quinta e nos arredores continuam a prender o público e, desta forma, pode-se conhecer e desenvolver melhor as personagens. Ao longo dos treze episódios, conforme a tensão aumenta e são colocadas várias questões essenciais num mundo em colapso, vai-se descobrindo o caminho que as várias personagens vão seguir; assim como a constante tensão entre Rick e Shane aumenta e culmina com a morte de um deles no final da série. 
De destacar quatro momentos: quando Shane deixa Ottis para trás para sobreviver num fabuloso momento da série e que é um forte indicador do caminho que a personagem vai tomar; quando o celeiro é aberto e Sophia sai de lá zombie; a cena no bar quando vão buscar Hershel bêbedo e Rick não hesita em eliminar a ameaça que encontra; e a inesperada morte de Dale (que tinha sido a personagem mais constante ao longo da duas temporadas e quem mais esperança dava de que o mundo ainda podia ter algum valor). O palpável desconforto entre algumas personagens, os momentos de romance e o triângulo amoroso desencadeado pela gravidez de Lori (já vislumbrado na primeira temporada) são alguns pontos na evolução da história. Depois, com um último episódio de cortar a respiração, The Wlaking Dead deixa muita coisa em aberto para a terceira temporada. O duro discurso de Rick, a asfixiante perseguição de Andrea (que parecia estar num jogo de playstation), mortes, walkers, mais walkers e a grande revelação que muita gente já esperava, que já estão todos infectados, basta morrer para virar walker, trouxe o melhor e mais empolgante episódio da série.

Terceira Temporada
A maior novidade é que a Terceira Temporada terá 16 episódios divididos em duas partes e irá passar-se sobretudo dentro da prisão que supostamente devia trazer algum conforto e protecção ao grupo. Trará novas personagens bastante interessantes como é o caso de Michonne que mata zombies com uma espada e aparece com dois walkers acorrentados e meio domesticados. Trará também de volta Merle Dixon que na primeira temporada tinha ficado preso no topo de um prédio, vamos ficar a saber como conseguiu escapar. E, finalmente, iremos conhecer o Governador, personagem que só aparece na BD The Walking Dead Vol. 5: The Best Defense, mas que será um dos momentos mais aguardados desta temporada. Resta saber se vai ser um Governador como na BD...uma das personagens mais violentas, loucas e desequilibradas que já alguma vez vi.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário