sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Cipreste Apaixonado

António de Macedo
O Cipreste Apaixonado
2000
O Cipreste Apaixonado reúne cinco contos de António de Macedo, todos diferentes, todos cheios de sabedoria. Nunca tinha lido nada do autor, embora recentemente, tenha tido a oportunidade de ver o filme, O Princípio da Sabedoria (1975), que foi realizado por António de Macedo e que me deixou agradavelmente surpreendida.

Neste conjunto de contos, António de Macedo deslumbra com o seu vasto conhecimento sobre tão diversificados assuntos, um poço de sabedoria, que cria o suspense certo aliado a um problema que tem de ser desvendado. Desperta o desejo de compreensão do mistério e prende o leitor com um pouco de sobrenatural à mistura, para além de abordar temas variados e sempre de forma diferente. 

O conto que mais gostei foi, sem dúvida, "O Cipreste Apaixonado", principalmente pelo mistério, suspense e o sobrenatural psicológico e físico envolvente. O final de "So Long Clementine" é realmente inesperado, não estava à espera. "Senhora parte tristes" é uma bela história de amor que atravessa o tempo e o espaço em realidades alternativas. "As baratas morrem de costas" apresenta um problema e uma possível solução que, obviamente, tem consequências. Confesso que soltei uma bela gargalhada no final do conto. O conto "Terminus Peripherion" mistura a narrativa da terceira pessoa (do autor) com a personagem principal da história que resolve escrever um conto na primeira pessoa. E para contextualizar os fenómenos que estão a acontecer, o autor expõe vários argumentos através de intelectuais que analisam estes fenómenos. É genial a forma como um conjunto de personagens tão diferentes ganham vida e se misturam criando uma ponte entre a ficção e a realidade.

"O Cipreste Apaixonado"
Natália Beça Valladares está numa fase de transição da sua vida depois de um divórcio atribulado de José Beça Valladares, o engenheiro e deputado que apanhou a traí-la com a secretária. Agora vive sozinha com Glória, uma velha empregada que a acompanha há vários anos, num antigo palacete a quarenta minutos de Lisboa e dedica-se a coleccionar plantas. No entanto, há algo de errado com Natália que sente distúrbios e que tem sonhos violentos e desnfreados e com o cipreste centanário que se encontra no seu jardim junto de duas fontes tenebrosas. Será que o cipreste tem um poder próprio? E porque motivo exerce tanto poder soebre Natália?

Juntamente com um casal de amigos, Gabriel Dimas e Ana Guiomar, o Dr. Cortês e a ajuda de uma vela curandeira epecialista nas artes místicas, Natália tenta descobrir o mistério e as forças ocultas que pairam sobre o seu jardim e qual a ligação que isso pode ter com ela, viajando por vários séculos de história e passando por mitos e misticismos antigos, terrores e tragédias ao longo dos tempos.

"So Long Clementine"
Uma alucinante perseguição sem fim de curtar a respiração tem lugar algures no quarto planeta de Berta-Orion. Um casal tenta desesperadamente sobreviver e escapar ao longo do mais escuro e sombrio percurso labiríntico possível. Os perseguidores estão cada vez mais próximos e a escapatória torna-se cada vez mais difícil. Mas, quem são os perseguidores? E, de onde surgiram os perseguidos?
Esta alucinante e vibrante perseguição que exige o máximo aos sobreviventes que lutam desesperadamente pela vida, contra mecanismos estranhos e poderosos é de tirar o fôlego ao leitor e tem um desfecho imprevisível.

"Senhora partem tão tristes"
O Dr. Edgar Gil do Carmo e a namorada Marina partem para um tranquilo fim-de-semana prolongado em direcção à costa alentejana. Depois de passarem por um colossal acidente em cadeia são conduzidos a um desvio e o nevoeiro cada vez mais cerrado dificulta-lhes a continuação da viagem até de deparaem com um obstáculo maior. A partir daqui, a experiência pela qual passam é uma mistura entre o real e o fantástico, onde o passado, o presente e o futuro jogam com  a vida e o amor deste casal, onde os cortes súbitos na narrativa levam o leitor para novos panoramas e hipóteses das histórias alternativas desde casal.

"As baratas morrem de costas"
O registo de uma experiência científica está a ser deixado por um cientísta n um mundo bastante alterado com tecnologias muito avançadas. Neste mundo é possível a teleportação - Telegog  - mas este processo tem efeitos devastadores nas pessoas que o utilizam causanndo episódios verdadeiramente terríveis devido à perda da alma. Qual será a solução para este problema tão devastador cuja origem foi descoberta demasiado tarde? Haverá uma solução? E se sim, quais as consequências que essa solução pode trazer?

"Terminus Peripherion"
Júlio Raposo Teixeira trabalha na 3ª Repartição da Direcção-Geral dos Serviços Agro-Pecuários do Ministério da Agricultura. Como no seu departamento não é necessário trabalhar muito, Júlio dedica-se a fazer cálculos, pois fascinam-no "certos artifícios matemáticos aplicados aos mistérios da linguagem" e "embreanhava-se no cálculo e demonstração de uma ambiciosa matriz combinatória capaz de (re)construir um comunicador universal".

Mas Júlio também se dedicava a escrever contos de terror, inclusive, já publicara um volume com o título "Ver mortos à Lua Cheia". Para além disso, todas as quartas, havia uma reunião semanal com a "Onda Dinamundo", onde um conjunto de intelectuais e especialitas em diversas áreas se juntavam para debater "qualquer assunto".

Agora, há um fenómeno estranho a acontecer e estes especialistas especulam sobre o que pode ser. Estranhamente ao mesmo tempo, Júlio depara-se com uma rapariga que é igual a uma pesonagem dos seus contos, "uma rapariga com óculos pretos e boina vermelha, cabelo loiro pálido, cachecol cinzento ou talvez sujo". Quem é Telma? E que significa Terminus Peripherion?

Sem comentários:

Enviar um comentário