sábado, 23 de junho de 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

No último Clube de Leitura Bertrand do Fantástico, o tema de conversa foi o romance O Clube Dumas de Arturo Pérez-Reverte e o convidado foi o autor português David Soares, que publicou recentemente O Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes.
Moderado por Rogério Ribeiro, a conversa andou à volta dos principais temas abordados por Reverte no romance O Clube Dumas e de A Nona Porta, a adaptação cinematográfica feita por Roman Polanski em 1999 que se centra unicamente numa das histórias que é abordada no livro de Reverte.
David Soares, falou do seu mais recente livro O Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes publicado pela editora Saída de Emergência, que mostra o lado negro da História, da Ciência, do Oculto e do Bestiário, que foi elaborado através de registos factuais e fidedignos. David Soares afirmou que é ateu e não acredita em almas, demónios ou deuses, acredita sim na ciência e no factor "homem" que pratica o bem e o mal. Falou-se da actualidade, da crise e dos tempos difíceis que continuam a acontecer por fases, uma vez que têm havido várias crises ao longo das últimas décadas; e ainda de um futuro em que esta época de ouro irá acabar, porque ainda temos tudo, vivemos relativamente bem, mas no furuto o petróleo acabará e ainda não existe um substituto para este recurso tão essencial no nosso tempo.
Foram mencionados também outros romances de David Soares como O Evangelho do Enforcado, Lisboa Triunfante e A Conspiração dos Antepassados, sobre os quais o autor explicou que são ciclos que vão sendo orbitados e acabam por se fechar, isto em relação a algumas das suas obras e que é necessário ter "espírito de missão" para se dedicar à escrita, tem de se encontrar o tom da obra ou uma voz pessoal do livro, equilibrar o mundo imaginário com o mundo real e criar oportunidades, ter uma visão e determinação para realizar os objectivos.
David Soares tem uma grande versatilidade, tem trabalhado como ensaísta, desenhador e argumentista de BD, tem contos e vários romances e é uma dos poucos autores nacionais que pode dizer que sobrevive com a escrita de obras literárias do fantástico. E tem mantido uma boa relação com a principal editora dos seus livros, a Saída de Emergência, uma vez que a relação escritor/editor tem funcionado bem, pois não costuma ter um plano definido, escreve conforme pode num processo de escrita/revisão.
Depois do Clube de Leitura, seguiu-se o tradicional jantar da Tertúlia Noite Fantástica que teve lugar no Restaurante Chez deGroote, bastante recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário