terça-feira, 29 de maio de 2012

Reservatório da Patriarcal

Lazer, Turismo e Cultura



A EPAL, que é responsável por um conjunto de monumentos e edifícios dedicados à história de abastecimento de água como o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras,  o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
O Reservatório Patriarcal foi construído entre 1860 e 1864 com a finalidade de distribuir água na zona baixa da cidade de Lisboa e foi projectado pelo engenheiro francês Charles Mary. Este, foi em tempos o reservatório mais importante na rede de distribuição de água na zona da baixa lisboeta, é uma cisterna octogonal em alvenaria, que possui 31 pilares de 9,5 metros de altura onde assentam diversos arcos em cantaria que sustentam as abóbadas e tinha uma capacidade para 880m3 de água.

No exterior encontra-se um lago com um repuxo, onde 4 tubos funcionam como escoadouros. Deste reservatório partem três galerias. A primeira rompe da parede de leste e vai encontrar a Galeria do Loreto, inicialmente responsável pelo abastecimento do repuxo e do Reservatório. A segunda fica por baixo desta e segue até à Rua da Alegria, fazendo o transporte do sistema Alviela para a Patriarcal. A Terceira galeria abre na parede ocidental em direcção à Rua de S. Marçal e abastecia a parte poente da cidade.

O Reservatório da Patriarcal, que deixou de servir nos anos 40 e foi recuperado em 1994, é agora um espaço cenográfico com escadas, pilares, arcos, galerias que podem ser visitados no subsolo da zona do Príncipe Real, onde se promovem iniciativas culturais, espectáculos, exposições e festas. Com os trabalhos de recuperação da EPAL, o Reservatório foi distinguido com o Prémio Municipal de Arquitectura Eugénio de Santos em 1994.

É possível visitar a Galeria do Loreto numa viagem interior de 410 metros entre o Jardim do Príncipe Real e o Jardim Miradouro de São Pedro de Alcântara.




Museu da Água: Museu da Água (Site em manutenção)
Blogue do Museu da Água: Museu da Água - Blogue
Aberto de Segunda a Sábado das 10h às 18h.
EPAL: Site da EPAL

Reservatório da Patriarcal, Galeria do Loreto:
Todas as Quartas-Feiras às 11h e às 15h
Sábados às 11h e às 15
Sexta-Feira às 11h - Encontros à hora do Almoço nos Subterrâneos da Patriarcal
Marcação de visitas guiadas para o número: 218 100 215
Preço: 2€ (individual com visita guiada)

Sem comentários:

Enviar um comentário