terça-feira, 29 de maio de 2012

Dead Reckoning


Crítica:

Sou fã desta série há já algum tempo e quando comecei a ler não conseguia parar. Mas já vão longas as aventuras desta telepata que está intrinsecamente ligada ao mundo sobrenatural nesta fantasia urbana que tantos fãs tem conquistado. Neste mundo criado por Charlaine Harris, no qual a existência de vampiros é do conhecimento geral, o tempo passa devagar e já temos onze aventuras, quando na trama só passaram três anos desde que Sookie Stackhouse se envolveu com o primeiro vampiro que conheceu. De Dead Reckoning pode-se esperar alguns desenvolvimentos a nível político, bastante sangue e muita introspecção de Sookie que cada vez mais tenta avaliar o quanto mudou e como isso a tem afectado e a tudo o que a envolve.

Por um lado, esta Sookie introspectiva é interessante, pois permite ao leitor pensar nas consequências dos seus actos mesmo quando se trata de uma fantasia urbana com muito sobrenatural à mistura. Por outro, acho que esta Sookie deixou o leitor de pé atrás, uma vez que este está habituado a uma Sokkie determinada, lutadora e convicta daquilo que faz. O extremo desejo de Sookie de, cada vez mais, querer normalidade é praticamente impossível e tanto a personagem como o leitor já estão habituados a isso.

Falta aquele mistério desde o início, que só é revelado no fim, normalmente com uma epifania de Sookie e que aqui perde o interesse quando é revelado a meio. Falta desenvolver o que é que as fadas andam a tramar, que certamente só será explorado na próxima aventura, mas a autora podia ter aberto o apetite ao leitor, pelo menos um pouco. E fico muito curiosa sobre como é que a persoagem de Hunter se vai desenvolver, e se de alguma forma, ele não acabará mesmo sob a responsabilidade de Sookie. Sim, tem lógica ser ela a criá-lo.

Os grandes desenvolvimentos deste livro foram as revelações relacionadas com o verdadeiro avô de Sookie e Adele, a sua avó; a existência de uma "essencial spark" que só Sookie possui e que provavelmente (ou talvez) também exista em Hunter; e a existência de um "cluviel dor". Fica claro que Fintan gostava de Adele quando é revelado que "he liked humans, he was on the pictures, and he passed for the grandfather so many times, he must've loved her", ou será que não? Porque sendo possuidor de uma "cluviel dor", um objecto tão poderoso que provavelmente foi o motivo pelo qual teve de se esconder muitas vezes e, por fim, levou ao seu assassínio, o que deixa mais um mistério na história. Esta "cluviel dor" deixa ainda mais questões, pois é claramente dito a Sookie que "you can change the world", ou "any series of events you alter by magic can have unexpected repercussiona in history".

Fica-se à espera para saber se Sookie vai realmente usar esta preciosidade que é a "cluviel dor", que pode ter consequências devastadoras e que só pode ser utilizado uma vez. Será que a autora se prepara para uma grande alteração na história com esta magia? Continuo a adorar algumas personagens, da mesma forma que outras me conseguem irritar profundamente. Sookie e Eric cntinuam a ser as minhas personagens preferidas. Bill precisa de avançar para algo novo, Amelia devia ter um castigo pela sua constante má interferência, Sam pode continuar a ser o eterno "amigo" pois é essa a sua função (tipo, ele podia morrer, a Sookie trazia-o de volta e a série ganhava um zombie, não?), as fadas são interessantes e requerem mais desenvolvimentos e o Mr. Cataliedes bem podia ganhar mais relevância na história, assim como Hunter.

Fiquei com medo da autora estar a pensar, de alguma forma, levar as coisas para um possível envolvimento de Sookie com Sam. Porque, na minha opinião, a série iria perder interesse, uma vez que o foco da história sempre tem sido o envolvimento de Sookie com vampiros, pelo facto de ela não lhes conseguir ler a mente e também por haver demasiadas personagens a tentar que o seu relacionamento com Eric não resulte. A graça é encontrar uma forma de fazer com isso funcione.

Confesso que estas 325 páginas me deixaram bastante curiosa em relação ao próximo livro, mas acrescentaram pouco à história. Ficaram demasiadas perguntas no ar em Dead Reckoning. Quem são realmente os vilões das fadas e até que ponto estão dispostos a ir para conseguir o que ralmente querem? E quais são os seus planos secretos que estão para acontecer? Será Claude uma grande ameaça? E quais são as verdadeiras intensões de Dermont? E Bellanos, qual será o papel do Elfo no meio disto tudo? O que irá Eric decidir em relação à sua situação de obrigação? Quais as consequências da morte de Victor? Continuará Bill a ter o mesmo papel de sempre ou iremos finalmente vê-lo a ficar interessante e a desapegar-se um pouco de Sookie?

Talvez alguns fãns fiquem desapontados com alguma falta de revelação e desenvolimento, mas Charlaine Harris está a fazer render a história e como tal necessitava de deixar muita coisa em aberto para o próximo livro vender bem e muito. De resto, esta Sookie, que está mudada com tudo o que lhe tem acontecido, tornou-se bastante interessante (mas não totalmente) e só lhe resta esperar pelas novidades sobre como fica a história dos vampiros, assim como a todos os leitores ávidos por mais revelações e novidades podem descobrir mais segredos no próximo livro Deadlocked.

Para os fãs dos livros, vale a pena ler as críticas e as opiniões em Sookieverse, um Blogue com um fórum sobre tudo o que se passa no Universo de Sookie Stackhouse.

Universo de Sookie: Sookieverse
Charlaine Harris: www.charlaineharris.com

Sem comentários:

Enviar um comentário