domingo, 22 de abril de 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

No dia 13 deAbril (Sexta-feira) teve lugar o segundo Clube de Leitura Bertrand do Fantástico em Lisboa, na Bertrand do Chiado. O livro em questão para esta sessão foi o Livro de Areia de Jorge Luís Borges, reeditado recentemente.

Rogério Ribeiro (moderador) esteve à conversa com Pedro Piedade Marques (o convidado desta sessão), responsável pela Editora Livros de Areia. Para além de Borges, falou-se de edição, do passado, das dificuldades, de ilustração e da recente publicação da monografia sobre Victor Palla na Colecção D.

Pedro Marques referiu que faz falta uma "memória de edição" com as histórias e biografias de Editores e Editoras em Portugal, há uma falta de estudos e estatisticas também. E talvez tenha ficado a crítica subjacente ao grande público que lê o que mais vende, o que está mais visível nas montras das livrarias, porque "as pessoas não gostam de livros", há somente uma minoria que gosta verdadeiramente de livros.

Vale a pena mencionar que Jorge Luís Borges é uma autor de um fantástido "mais sofisticado" da América do Sul, era um exímio contador de histórias que gostava de ler enciclopédias e que escrevia contos autobiográficos, uma mistura de episódios da sua vida com alguma ficção.

Seguiu-se o jantar da Tertúlia Noite Fantástica, onde foi possível comer bem melhor que no anterior, mas que infelizmente teve muito barulho.

Clube de Leitura Bertrand d Fantástico
Pedro Marques
Tertúlia Noite Fantástica

Sem comentários:

Enviar um comentário